Como funciona o Seguro Garantia Judicial Trabalhista?
Os depósitos judiciais são uma forma da justiça brasileira garantir o cumprimento de obrigações e indenizações futuras enquanto os valores de uma ação ainda estão em discussão.
O entendimento é de que se o dinheiro estiver depositado antecipadamente junto à justiça em uma condenação futura, ele cobrirá a indenização mesmo que, neste período, a empresa se torne insolvente.
E é para dar esta garantia à justiça que existe o Seguro Garantia Judicial Trabalhista .
Com ele, o empregador pode oferecer a certeza do pagamento de uma possível indenização no futuro, sem que para isso precise imobilizar imediatamente recursos do fluxo de caixa de sua empresa.
A apólice é vista pelo judiciário como “um avalista” de um possível pagamento futuro, e por isso o valor do depósito judicial é dispensado ou liberado, retornando ao caixa da empresa para ser usado livremente.
Tudo isso por um custo muito mais baixo do que seria necessário deixar imobilizado na justiça.
Como funciona o Seguro Garantia Judicial Recursal?
De acordo com o artigo 899 da CLT, ao recorrer de decisões definitivas das varas de trabalho e dos tribunais regionais do trabalho, o empregador precisa recolher o valor do depósito recursal (conforme o tipo de recurso). Porém, de acordo com a nova legislação trabalhista brasileira, em vigor desde 11/11/2017, os depósitos recursais podem ser substituídos por um Seguro Garantia.
E é para atender esta demanda que a Seguradora disponibiliza o Seguro Garantia Judicial Recursal.
Uma modalidade de seguro em que, por um custo muito mais baixo que o valor exigido pela legislação, o empregador fica dispensado de imobilizar seu fluxo de caixa com o depósito recursal. Basta apresentar a apólice no momento do recurso e deixar para se preocupar com esse valor apenas no final do processo.
Por que decidir pelos seguros em ações trabalhista?
Porque empresas de qualquer tamanho podem contratar Seguro Judicial Depósito Recursal e Seguro Judicial Trabalhista de forma rápida e prática. Diferenciais:
Agilidade na contratação
Baixo custo comparado às outras formas de caução
Fluxo de caixa livre para empresa